A mesa está posta. As ementas foram preparadas de modo a satisfazer todos os comensais. O forno já tem lenha a arder e a azáfama é grande em torno da cozinha e dos Caçoilos de barro negro, que vão levar a Chanfana (cabra velha) ao lume e com todos os ingredientes e temperos, como manda aliás a tradição e a boa cozinha regional.
É um dos momentos altos da Lousã ,este do III.º Festival Gastronómico da Chanfana, que tem lugar de 21 de fevereiro a 2 de março, envolvendo na presente edição um número recorde de restaurantes aderentes num total de duas dezenas, capazes de levar à mesa um prato tradicional da região, grangeador de fãs, tais os saberes e sabores colocados na sua confecção.Cc02/14
Ah e para satisfação de todos as bocas e gostos no términos de uma refeição memorável, por certo, são servidas sobremesas produzidas à base de produtos endógenos do Concelho, nomeadamente a castanha e o Mel DOP Serra da Lousã. A exemplo dos demais eventos gastronómicos promovidos pelo município da Lousã, este conta igualmente com o apoio da Entidade Regional Turismo do Centro
A iniciativa promovida pela Câmara Municipal da Lousã em sintonia com a restuaração local, visa promover a boa cozinha regional e as inúmeras potencialidades turistico-gastronómicas deste belo concelho, salpicado de património natural e edificado desde logo as típicas aldeias de xisto entre o verde serrano, onde a tranquilidade é nota dominante.
Agora que tudo está pronto a servido, não se atrase que a Chanfana bem como a batata, as couves ou o arroz branco em opção arrefecem… e parafraseando alguém dizer que “comer, come-se, mas jão não será bem a mesma coisa!!!

III Festival da Chanfana
Lousã (restauração local) de 21 de fevereiro a 2 de março


