

O Chícharo “volta à rua” em Alvaiázere que se assume como a capital gastronómica e de produção desta leguminosa.
Incentivar o consumo do Chícharo entre as gentes de Alvaiázere, divulgar as suas caracteríticas nutritivas, promover a gastronomia local e regional, apoiar o desenvolvimento dos sectores agrícola e de comércio do Chícharo, bem como contribuir para a dinamização da restauração local, associando-lhe este verdadeiro “ícone” “made in” Alvaiázere são objectivos do «Festival Gastronómico» que aqui tem lugar de 12 a 15 de junho. Mostra de produtos de chícharo, tasquinhas, showcooking, a que se juntam ainda outros produtos locais e muita animação fazem deste um certame de promoção da capital do Chícharo.
O Chícharo regressa à mesa em Alvaiázere, seja nas Tasquinhas, em Restaurantes, Cafés ou Pastelarias, às lojas numa simbiose dos Alvaiazerenses com o evento. E são multiplas as propostas de consumir Chícharo, por parte dos locais, quer dos visitantes, alguns até já habituais, nestas coisas de tu cá tu lá com o chícharo. Para abrir de apetites imagine um cálice de “Licor de Chícharo”, como aperitivo para o que se seguirá “”Chícharo”” numa boa dose de “Migas c/Cabrito”, ou uma saborosa “Carne d’ Alguidar c/Chícharo. Ah é apologista de uma refeição mais rápida ou ligeira então prove das “Tartes” ou “Quiches” de Chícharo c/fiambre, bacon, atum e por fim venha deliciar-se com os doces “Queques de Chícharo”. Formas de confeccionar e levar à mesa o Chícharo, mas também a prepração de licores, de doces tudo serve para dar corpo ao evento e explicar as caracteristicas desta leguminosa, tão apreciada e consumida em tempos idos mas também no seu regresso nos dias que correm.
Numa expressão, relembrar que existe uma leguminosa, outrora muito utilizada na gastronomia local e que importa trazer à alimentação, nos dias de hoje. De seguida, acentuar as características do Chícharo – rico em proteínas, alto teor de ferro, vitaminas tipo B e fibras, assumindo importãncia do ponto de vista nutritivo, além de funcionar também como regulador intestinal e contribuir ainda para o equilíbrio do sistema nervoso humano. Cc03/14
Não menos importante é incentivar o cultivo e comercialização do Chícharo, o que já começa a acontecer, com paulatino êxito no nosso país. O Chicharo bem pode assumir então um papel de “embaixador” da gastronomia alvaiazerense e como tal contribuir para promoção e dinamização da restauração e do turismo neste concelho e região do interior/centro do luso teritório.

Festival do Chícharo -12ª edição
Gastronomia, Tasquinhas, Mostra
Alvaiázere de 12 a 15 de junho
