A produção de Cereja em Proença-a-Nova constitui não apenas uma forma de ocupação, como também uma fonte de rendimento das gentes locais. E por isso não é de estranhar que o anual e concorrido encontro de produtores com o público, apreciador do vermelhinho fruto se torne numa verdadeira festa e singular mas também magna montra de produtos “made in” Proença-a-Nova.
O “Festival da Cereja” que este ano tem lugar dias 23 e 24 de maio, integra a Feira da Cereja, propriamente dita, mas igualmente toda uma panóplia de produtos derivados deste fruto, como as compotas, os licores, os bolos, os bombons de cereja, confeccionados de forma artesanal e que conquistam apreciadores e espalham orgulho nas gentes de Proença.
No certame marcam também notória presença os enchidos, os biscoitos, o bolo “finto” e até os vinhos, bem como o artesanato regional o que faz deste um espaço de oportunos e bem vindos negócios e uma prova do que de melhor se pode produzir no interior do luso território.De parabéns estão as gentes obreiras de Proença-a-Nova.
A organização do ” IV Festival da Cereja” é da responsabilidade da Liga dos Amigos dos Montes da Senhora e conta com o apoio do município de Proença-a-Nova, realizando-se em Montes da Senhora.