Lagos a sua riqueza histórica, a beleza natural que se vive a cada passeio pela marginal ou se sente nas movimentadas ruas do centro da cidade são grande atractivo para nacionais e estrangeiros. Isto, já para não falar na tranquilidade das suas praias, nos sabores da gastronomia local, onde os peixes e mariscos contam com saberes antigos a que se juntam umas boas pitadas de criatividade, tanto de cozinheiras como de chefs de que dispõe a restauração de Lagos.
Mas por estes dias, pode dizer-se que um “mar de Doçuras” contribui ainda para uma maior atractividade desta bela cidade algarvia. E todas as atenções vão para a “FEIRA/Concurso Arte Doce” organizada pelo município local a cada final de julho…
Promover a Doçaria típica algarvia, mas também as belezas naturais, históricas e o vasto património de Lagos são objectivos associados a esta grande montra de Doces, licores e diferentes outros produtos locais e regionais, transformando Lagos numa verdadeira Capital da Doçaria Algarvia.
O Complexo Desportivo de Lagos -Pavilhão Municipal é nos dias 29, 30, 31 de julho a montra de cores e sabores, onde doces e licores, à base de amêndoa e de figo, estão na primeira linha das preferências, mas a que se juntam diversos outros produtos regionais, as tasquinhas e também o artesanato, com forte ligação à terra e ao mar…
Uma verdadeira festa onde não falta a animação musical, que transforma Lagos num belo, fresco e saboroso ponto de encontro com o reino dos algarves e da doçaria tradicional, que acaba seduzindo todos, sejam turistas nacionais ou estrangeiros, independentemente do seu palato e das suas preferências gastronómicas. Na verdade para final de refeição onde o peixe, o marisco ou carne, sabe sempre bem um Don Rodrigo, um passarinho de amêndoa ou até um Licor ou cálice d’ Aguardente de figo…Daí os recordes de visitantes em Lagos e na sua Feira/Concurso Arte Doce.
Feira/Concurso Arte Doce
Pavilhão Municipal de Lagos, 29a 31 de julho 2016