Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas


Portalegre vai debater a alimentação como forma de cultura e de actividade económica das populações locais. E vai fazer-se no âmbito do 3º Festival «Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas», magno e multifacetado evento onde o “Azeite” desempenha o papel principal.
E no primeiro dia do Festival (17 de outubro) tem lugar no Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre, uma conferência com especialistas nacionais e estrangeiros, para debater vários assuntos relacionados com o Azeite, a Gastronomia e Turismo. A referida conferência tem por título “Olivoturismo: um novo produto Turístico para o Alentejo”.No dia seguinte, o ponto alto do encontro é a realização do workshop “O Azeite: O Ouro líquido do Mediterrâneo, que distingue a (nossa) gastronomia alentejana e portuguesa”, dirigido a estudantes da área de hotelaria e turismo.

Esta denominada  “Festa das Gastronomias Mediterrânicas” irá decorrer de 19 a 21 de outubro, no Jardim do Tarro, na altaneira cidade de Portalegre e conta com uma louvável acção, aberta a toda a população (locais e visitantes) que se traduz na  realização de “aulas de culinária” além da oportunidade de assistir a “showcookings” com diversos chefes de cozinha.
A juntar a tudo isto, os restaurantes do concelho alto-alentejano, associam-se a esta iniciativa do “Turismo do Alentejo”  ao abrir portas sob o signo da «Semana Gastronómica das Comidas de Azeite», com criações gastronómicas inspiradas neste precioso ingrediente.
O Convite aqui fica, à disposição dos alentejanos e dos amigos da Gastronomia Alentejana. 
 (De referir que este é o 3º Festival do género no Alentejo, já que Beja e Évora, contaram com iniciativas idênticas).
Data: 17 a 21 de outubro 
Local: Centro de Artes de Portalegre, Jardim do Tarro/Portalegre e Restaurantes de Portalegre

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.