Em abril…(bem se pode dizer ) opções mil…! Isto em termos gastronómicos, com eventos do Minho ao Algarve para que não existam queixas de discriminação “nutritiva”… Permitam por isso, que dê nota do que podemos – ver, saborear, beber, deliciar e, ou até, comprar, para mais tarde comer e recordar” qual fim-de semana diferente, no “petit” portugal(e)(usando do sotaque francês !!!) E de uma forma tradicional comecemos pela(s) Sopa(s), depois o(s) Prato(s) e por fim a Sobremesa!

“Festa ou Festival das Sopas” assim se denomina o evento que tem lugar na Sertã, por iniciativa do Agrupamento de Escuteiros local (170) contando com o apoio do município local, sempre uma vez por ano, em abril. A Alameda da Carvalha, naquela cidade, enche-se de comensais para apreciar e provar das várias sopas confeccionadas a preceito e com produtos locais.
O convite para o almoço aqui fica feito para as 12h00 de 20 de Abril próximo. Tragam apetite às Sopas e no regresso levam a malga do certame por “recuerdo”, gift ou “souvenir”.
Festa das Sopas
Sertã: 20 de abril

Agora o tempo é de rumar a Melgaço, para participar/usufruir da “Feira do Alvarinho e do Fumeiro” edição de 2013. Promover os produtos locais de qualidade e as actividades que com eles se relacionam, como sejam os vinhos alvarinhos, o fumeiro, o artesanato, o turismo, a gastronomia, constituem objectivos deste evento, cuja primeira edição, recorde-se teve lugar no já distante ano de 1995. A «FAFM» como abreviadamente se designa, é hoje uma referência no capitulo das festas gastronómicas da região minhota e do país, atraindo pessoas de diversos pontos do território nacional e, também, em grande número de espanhóis, da vizinha Galiza (caso se sujeitem ao atual regime de portagens).
Festa do Alvarinho e do Fumeiro
Melgaço: 26 a 28 de abril

Ah será possível ?!!! uma Feira do Petisco !!!
É verdade. O Município de Pedrógão Grande em colaboração com a Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal e a Associação Empresarial Penedo do Granada, organizam de 26 a 28 de Abril não uma mas duas mostras importantes – a XV Mostra de Produtos Regionais e edição III da Feira do Petisco.
A promoção dos produtos desta região como sejam o artesanato, a gastronomia, a música, o folclore estão presentes neste evento “duplo” que visa proporcionar num único espaço, uma verdadeira montra do que realmente melhor caracteriza a região do pinhal interior. E assim que vamos poder apreciar o mel e os licores de frutos silvestres, queijo, os enchidos e o fumeiro da região, abrindo o apetite para outras iguarias como, o cabrito, a truta, o bucho, o maranho e o leitão assado, quais doses sempre regadas com o bom vinho da região.
Feira do Pestisco
Pedrógão Grande: 26 a 28 de abril

Numa terra rica do ponto de vista gastronómico, a Vila de Pereira, concelho de Montemor-o-Velho, apresenta entre os dias 19 e 21 de abril próximo, mais uma edição – a 19ª Festa da Queijada de Pereira.
Símbolo máximo da gastronomia da freguesia é de facto a imperdível “Queijada de Pereira”. Todos os anos, esta freguesia tem realizado a Festa da Queijada. Os segredos que envolvem o seu fabrico têm sido herdados através das gerações, mantendo-se ainda hoje o rigor de ingredientes e tempos de cozedura de outrora. As origens das queijadas perdem-se no tempo. Já em 1513, quando o rei D. Manuel deu o foral à Vila de Pereira, referiu neste documento a existência delas como um dos elementos famosos da gastronomia portuguesa da altura, e um petisco que agradava ao seu paladar real. Porém, foi no Convento das Urselinas desta vila que esta “doçaria foi apurada” e tornada conhecida…Cc-03/13
Festa da Queijada de Pereira
Pereira (Montemor-o-Velho):19 a 21 de abril

great. congratulations.
GostarGostar
you know how to take the attention of the readers with such good ideas.
GostarGostar
Interessa-me muito…Gosto e já mandei convites…Parabéns
GostarGostar
really good post. i will link to this at my blog.
GostarGostar