… nem só de Melancia (do Ladoeiro) se faz a festa !


“C’um ganda melão” não ficará isso é garantido!!!Mas pode sempre trazer p’ra casa, apreciar “in loco” os exemplares em exibição ou quiçá comer de imediato em lugar fresco e calmo uma boa Melancia…
Onde é isso, perguntará ? No Ladoeiro, pois então uma das freguesias do concelho de Idanha, conhecida pelos terrenos e trabalho propício à produção de boas melancias…E quando devemos participar e que iniciativa é essa???

Pois, nada ficará por adiantar, mas fique desde já a saber que o melhor é ir até lá, apreciar e usufruir das paisagens, da hospitalidade das gentes locais e provar e comprovar da qualidade dos exemplares verdes por fora e vermelhinhos e suculentos q.b. por dentro… A iniciativa designa-se de «Festival da Melancia e terá lugar no Ladoeiro, nos dias 20 e 21 de julho de 2013, obviamente.

O certame que se realiza habitualmente no mês de julho vai voltar a acontecer este ano, pela nona vez tendo a melancia como “cabeça de cartaz” embora com um conjunto de outros atractivos… Desde logo os produtos locais, os das boas terras agrícolas da freguesia e concelho, mas igualmente aqueles que nascem não por força da natureza e ajudas divinas mas sim em função do esforço, saber e criatividade das gentes locais, independentemente da idade e do sexo… isto é o artesanato.
Ah e depois para que estes dias sejam animados haverá musica no ar…além é claro das Tasquinhas, que só a musica não enche barriga! E das tradições à inovação, aos temperos, passando pelos ingredientes e apresentação dos pratos e petiscos nada será de voltar costas, bem pelo contrário. Sente-se, partilhe e deixe assentar no estômago as iguarias disponíveis nesta “magna montra” gastronómica que envolve além das tasquinhas a restauração local…
E, desde a melancia, aos sumos, compotas, gelados, às esculturas de melancia, indo até aos desportos radicais de tudo existe neste recanto luso da beira interior…que é a bela Idanha.

Promover a melancia, enquanto produto hortícola de elevada qualidade na campina de Idanha, reunir os filhos e amigos do Ladoeiro, que buscaram outras paragens e vidas longe da “terra-berço”, contribuir para impulsionar a economia local são os grandes objectivos deste certame/festa, organizada pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova em parceria com a Junta de Freguesia do Ladoeiro.

logoidanha
Festival da Melancia (IX edição)
Tasquinhas
Ladoeiro (Idanha-a-Nova): 20 e 21 de julho

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.