“Anho” da tradição gastronómica de Baião


Viver o presente com sabor a passado … entre sonhos e realidades, tal como Eça nos descreve nas suas obras, assim nos deixamos ir, paulatinamente, por Baião e esse concelho de tradições, paisagens, gentes laboriosas e acolhedoras.Cc-06/13

E não será por acaso que a gastronomia local é rica e saborosa, desde o fumeiro tradicional ao Anho, assadinho com arroz de forno…hummm !!qual ementa de momentos marcantes da vida das gentes da terra. E mais não queria adiantar que me cresce já, agua na boca!

Tudo isto, para escrever a propósito de um dos momentos mais oportunos – este do Festival gastronómico de Baião, que tem lugar entre 27 e 28 de julho. Tempo de conhecer a história da vila, rebuscar sobre a tradição gastronómica, contemplar a beleza natural, conviver à mesa, que ao centro e, alvo de todas as atenções, tem «Anho assado e Arroz de Forno». Mas há mais, muito mais pois do artesanato a outros produtos locais tudo se aproveita e se vende que a vida não está para desaproveitar nada.
É um impulso importante na economia local, este evento que serve de montra mas também de janela aberta para esse recanto turístico com boas referências no mapa de estradas e nos percursos que o GPS define…

Gente de Baião, do Porto, dos quatro cantos do mundo, até estrangeiros aqui vêm, aos milhares, para confirmar que a tradição ainda é o que era …e matar as sedes com o fresco e gostoso Vinho Verde.

A caminho da Feira do Tigelinho, em Campelo, dois dedos de conversa com o Ti Joaquim, bem a propósito da família que continua lá pela França, faz tempo…Olhe a minha filha está prestes a chegar de Lisboa e não tardarão uns dias, virá a Férias o tio Filipe, que ainda por lá se mantém no Luxemburgo…revela a dona Amélia.
Entre o que se escreve e a realidade, vai uma considerável distância, pois dos cinco sentidos nem todos passam pelo papel ou ecrâ…ora Eça!

baiãologo
(7ª edição do) Festival do «Anho Assado e Arroz de Forno»
Baião : 27, 28 e 29 de julho

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.