Quem não sabe pergunta ou então prova… É que nestas coisas da cozinha regional não há melhor que inteirar-se das tradições, das coisas antigas, das razões pelas quais se faziam e continuam a fazer e com êxito. Numa altura em que o frio se faz sentir nada melhor que sentar à mesa, com a família, os amigos e conviver. E por falar em tradição vem a propósito o Butelo que não é mais que um enchido à base claro está das carnes de porco que acompanha com as casulas, tornando-se uma das iguarias mais apreciadas de Bragança e que ate tem direito a Festival gastronómico por estes dias. É verdade e diga-se da oportunidade em apresentar um Festival Gastronómico em torno do Butelo e das Casulas, precisamente para dar a conhecer e promover este prato bem como a riqueza da cozinha regional transmontana. E do butelo enchido feito com recurso às carnes de porco envolvidas no bucho do animal, a que se juntam uns ossinhos do espinhaço e das costelinhas do porco e se leva à mesa na companhia de apreciada leguminosa ou seja as cascas secas do feijão.
E se uns têm os enchidos, os azeites, os vinhos, os produtos hortícolas e outros Bragança apresenta numa Semana Gastronómica o Butelo e as Casulas, contribuindo para a afirmação da boa cozinha transmontana e dinamização do tecido económico local, leia-se restauração sempre pronta e apta a servir o que de melhor por cá se confecciona com muito saber e tradição.
E se nunca provou é agora a oportunidade, acredite para vir até altaneiras terras de Bragança e desfruta do muito que esta cidade e concelho têm para oferecer muito para lá do que vai à mesa como prato principal. Vinhos, Azeites, doçaria e muito mais não vão faltar naquela que é por excelência a Semana do Butelo e das Casulas mas também a semana de comer e degustar Bragança.
Festival do Butelo e das Casulas
Bragança Praça da Sé e restauração local dias 20 a 22 de fevereiro
Deverá estar ligado para publicar um comentário.