No fim-de-semana de 16 e 17 de Maio Oliveira de Azeméis vai juntar cerca de 1800 figurantes para organizar o Mercado à Moda Antiga, que pretende recriar o mercado que ali se realizava há mais de 100 anos na então chamada “Praça dos Vales”.
O evento, que vai na 19ª edição colocará em grande destaque a gastronomia local, qual homenagem ao prémio “Terra de Culinária 2015” conquistado pelo município com o projeto “Sabores de Azeméis”. O mercado, a realizar no Centro Histórico da cidade, promove a partilha de saberes entre os mais novos e os mais velhos e mostra ao país as tradições de outrora e os produtos da terra com que se confecciona a boa cozinha regional.
Este ano, o evento estará inserido nas comemorações do prémio “Terra de Culinária 2015 – Cá se fazem cá se comem”, atribuído pela Associação APTECE ao Município de Oliveira de Azeméis. Nesse sentido, a gastronomia originária das diversas freguesias e locais do Concelho vai ter um destaque especial. Uma mostra gastronómica, animada e saborosa, qual legado dos nossos antepassados que importa conhecer e preservar. E que melhores embaixadores poderia ter Azeméis que o pão de UL e quem no seu fabrico trabalha.
Partilhar experiências, dançar, cantar e conviver com todos os visitantes são objectivos inerentes à realização do “Mercado à Moda Antiga” que no seu programa inclui também artesãos e arruadas, animação de rua, de teatro e marionetas, música popular e tradicional a cargo de ranchos folclóricos locais, bem como grupos nacionais, bombos, cantigas populares, comes e bebes tradicionais e um espaço para as crianças.