

Ainda nem o janeiro é chegado e já todos pensam no que de melhor se vai levar à mesa dos convivas, muito para lá desse movimentado fim-de-semana de fevereiro de 2015. Os cheiros e sabores rurais e serranos são importantes é verdade, bem como as deslumbrantes paisagens de Viera do Minho, mas não fora a dedicação, o trabalho árduo e persistente bem como as qualidades do porco bísaro que por aqui se cria ao longo do ano e não teríamos os afamados e saborosos enchidos que são a imagem marca desta terra e concelho. No respeito pela tradição, a que se juntam os saberes transmitidos de geração em geração, produz-se o que de melhor Vieira do Minho tem para mostrar – o fumeiro, esse atractivo-maior de um certame que atrai um mole de gente vinda dos quatro cantos do luso território.
A “Feira do Fumeiro”, que Vieira do Minho vive e acolhe, como se uma magna festa de homenagem a todos quantos fazem desta actividade, a sua forma de vida, desde a criação, à produção e venda dos variados mas sempre saborosos enchidos e do tentador presunto, vai ter lugar entre 6 e 8 de fevereiro, constituindo a maior e melhor montra de produtos locais (muito para além do presunto, dos enchidos, das compotas, do mel, dos vinhos, dos azeites e outros) o que a torna importante factor de dinamização económica do concelho. E a exemplo de anos anteriores não só a qualidade, a diversidade e a quantidade de produtos expostos baterá recordes, sendo de esperar o mesmo quanto ao número de produtores satisfeitos com o evento, que não terá falta de público e muito menos de animação.
Marque na sua agenda, primeiro fim-de-semana de fevereiro é de Vieira do Minho, com os cheiros e sabores do Fumeiro tradicional por companhia e a natureza por cenário … Ah melhor será, saborear de forma tranquila uma boa dose de vitela assada no forno, um dos pratos regionais que lhe vão retemperar forças, antes do regresso casa, com fumeiro na bagagem que chegue até à próxima feira.

Feira de Fumeiro de Vieira do Minho -6 a 8 de fevereiro 2015
