Felgueiras acolhe magna “festa do Pão de Ló”


11046768_768093259946001_1281639798999929782_n

Numa balança coloque-se a farinha (de trigo) que dará a massa necessária, prepare-se a par desta uma base de ovos, junte-se-lhe o açúcar e leve-se ao forno… Na verdade é de Pão-de-Ló, que falamos mas não um qualquer, antes o de Margaride, que é um doce muito antigo e tradicional, que por isso mesmo não resulta apenas e só da junção simples dos ingredientes que compõe esta especialidade… do concelho de Felgueiras.
Há que recuar no tempo enaltecendo a preservação da receita original do fabrico do Pão-de-Ló de Margaride, povoação elevada a vila por D. Maria II em 1846 e pertencente ao concelho de Felgueiras que se orgulha de ter no seu território, este doce e apetecível “ícone”. De facto a história do pão-de-ló ou pão leve, (como também é conhecido) tem mais de dois séculos e na sua origem estão “empreendedoras” mulheres como Clara Maria, na continuidade Antónia Felix, demais seguidoras e sobretudo fiéis transmissoras da receita e do “segredo” original do fabrico, de tão fofa e doce especialidade, apreciada por milhares e milhares de pessoas, constituindo uma referência local, regional e nacional como o “Pão-de-ló” de Felgueiras (se permitem, para lhe dar uma dimensão mais abrangente). E para que seja possível levar ainda mais longe esta iguaria e riqueza do património gastronómico nacional, tem lugar em Felgueiras, em finais de março, com o Mosteiro de “Santa Maria de Pombeiro” por cenário o magno «Festival do “Pão-de-Ló” e da doçaria tradicional». Apelidamos de magno, o certame porque na realidade envolve e bem, os produtores do “Pão-de-Ló” de todo o luso território, desde Felgueiras, a Alfeizerão, sem esquecer Figueiró dos Vinhos, Arouca ou Alcobaça mas também da muita doçura que estes locais têm para oferecer.

O evento organizado pela Câmara Municipal de Felgueiras em estreita ligação com os produtores e confrarias do Pão-de-ló e da Doçaria tradicional portuguesa, visa precisamente promover e impulsionar não apenas o Pão-de-ló de Margaride mas sim esta especialidade que tem origens diferentes, formas várias de fabrico, bem como alguma variedade nos ingredientes utilizados, sem contudo ignorar as tradições, a qualidade e originalidade deste produto indissociavelmente “made in” portugal.

logo-felgueiras
Festival do Pão-de Ló e da Doçaria tradicional
Felgueiras (Mosteiro de Pombeiro) de 28 a 29 de março

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s