Miranda do Douro está em grande por estes dias, que até coincidem com a Páscoa. Em paralelo com a Festa da Bola Doce, Miranda do Douro apresenta não uma mas duas das suas maiores referências gastronómicas – a Bola Doce como já referimos e ainda a Posta à Mirandesa.
É na realidade um saboroso «Fim de Semana Gastronómico», nos dias 3, 4 e 5 de abril -Domingo de Páscoa com a Posta à Mirandesa, por prato principal. Depois os vinhos, os doces e tanto mais para saborear em Miranda do Douro.
A iniciativa é do município de Miranda do Douro, que se insere no projeto “portoenorte.come”, lançado pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal e que consiste na realização dos já conhecidos “fins-de-semana gastronómicos” envolvendo a restauração dos concelhos que integram a região do Porto e Norte de Portugal, com o objetivo de «promover um prato e uma sobremesa típicas de cada um dos 74 municípios aderentes».
E Miranda do Douro, não deixou em mãos alheias este acção, apresentando dois ícones gastronómicos de excelência – a “Bola Doce” e a Posta à Mirandesa, prato ímpar do qual quem come, não mais esquecerá o seu paladar e textura…da carne da raça mirandesa!
Ah depois tem a história, o património edificado e o cultural, onde se destacam as danças tradicionais com os inconfundíveis “Pauliteiros”, mas também as paisagens com o Douro sempre como pano de fundo e claro está, a Lhéngua Mirandesa, sublinhe-se a segunda mais falada no luso território.
Bamos? Eu bou a Miranda !
Fim de semana gastronómico da “Posta Mirandesa”
Miranda do Douro, dias 3, 4 e 5 de abril (restauração local)