Bola Doce ( e demais produtos) de Miranda


10369874_920362207987722_913332796714565070_n
Uma “montanha” de iguarias que nos fazem espevitar as papilas gustativas. Sabores intensos, tradições antigas e que se perpetuam com o gosto e o saber de gerações que amam a sua terra e a dignificam nomeadamente através da gastronomia. Ah se os vinhos nos deixam tontos, as tenras carnes fazem-nos salivar e logo vem a tentação dos doces. É de tudo isto e muito mais que vive Miranda do Douro. E diga-se ao longo de todos os 365 dias há motivos de sobra para ir e sentir as terras de Miranda, como os locais (ou quase) mas por volta da Páscoa as tentações são redobradas. Sim porque por cá a época revive-se como outrora ou dito de outro modo com as tradições e hábitos de antigamente, onde por exemplo a Bola Doce, se fabrica e partilha. Este é mesmo um dos ícones gastronómicos de Miranda do Douro que se dá a provar e se divulga, sobremaneira, na Festa da Bola Doce e de muitos outros produtos da terra.
A iniciativa da responsabilidade do município de Miranda do Douro, realiza-se este ano de 2 a 4 de abril para promover este genuíno produto da doçaria regional, mas igualmente a terra, concelho e região com tantas e tamanhas qualidades, que será imperdoável alguém afirmar desconhecimento acerca de tão belo recanto do luso território.

Ah e para agradar amantes da doçura mas igualmente de outras iguarias sem açúcar, ou mesmo salgadas (q.b) Miranda do Douro, no largo do Castelo, transforma-se em verdadeira e magna montra de inúmeros produtos da terra como o pão, o fumeiro, o folar de carne, os licores e vinhos que na região se produzem, mas se bebem e comem na maioria das vezes bem longe de Miranda, sinónimo de um mercado da saudade e do reconhecimento da qualidades dos produtos por parte de compradores vindos dos quatro cantos do território. E em terras de Miranda, com suas particularidades não poderiam faltar à festa, os gaiteiros e pauliteiros, outras das imagens de marca deste município. Espanhóis e portugueses apreçam artigos em mirandês que será sempre a segunda língua em portugal. E está dado o mote para ir a Miranda…

mirandadouro-cm
Festa da Bola Doce (e demais produtos) de Miranda
Miranda do Douro dias 2 a 4 de abril (Páscoa)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s