“Cidade Europeia do Vinho 2015” é uma distinção atribuída a Reguengos de Monsaraz, pela RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho. Mais que a distinção é de responsabilidade e oportunidade, tanto para o município as suas potencialidades económico-vinico-turisticas quer sobretudo para todos os produtores locais uma vez que todas as atenções recaem sobre este recanto alentejano e os vinhos da região, sem dúvida um dos grandes “embaixadores” de Reguengos.
E num ano forte em termos promocionais, como convém anunciam-se diversas iniciativas, com épocas, públicos e áreas bem diversas mas com o mesmo objectivo de levar bem longe, o nome da “Cidade Europeia do Vinho” e por que não acrescentar o turismo ! Assim já se preparam realizações como a I ExpoVini Reguengos de Monsaraz, o Congresso da Vinha e do Vinho, um Simpósio Europeu de Confrarias Enogastronómicas, mas também repare-se Observações astronómicas com provas de vinhos, o que gera desde já enormes expectativas e a pensar no mercado não nacional e também ibérico um conjunto de fins de semana gastronómicos onde a principal montra serão os restaurantes da cidade e concelho, a que vem juntar-se ainda um Colóquio versando a “prospecção em larga escala e conservação da diversidade das castas de videira em Portugal”. Bem ao sabor dos ventos e gosto dos visitantes, os passeios de barco no Lago Alqueva onde as provas de vinhos, são igualmente possíveis integram a panóplia de acções de Reguengos de Monsaraz e dos seus vinhos nestes mais de trezentos dias de 2015.
De referir que bastou a atribuição do titulo de “Cidade Europeia do Vinho-2015”, alguma criatividade e o juntar de sinergias para esboçar a crescente procura deste destino eno-turístico que é Reguengos de Monsaraz, que daqui em diante se espera e deseja seja muito maior, apontam os responsáveis locais.
Capital Europeia do Vinho -2015
Reguengos de Monsaraz, 365 dias de promoção da cidade e dos seus vinhos