
Há muitas e variadas formas de petiscar…Muita gente gosta de um bom petisco… Regra geral conhecem-se os amigos à roda de uma mesa e de um petisco…Ai tanto para dizer sobre “petisco” mas fica para outra vez, que o importante agora é mesmo o “Festival do petisco”. Onde ? Em Beja, quando digo-vos já: dias 4, 5 e 6 de abril.
A iniciativa é do Núcleo Empresarial da Região de Beja (NERBE) e visa gerar empatia, negócio, reviver ou melhor reactivar tradições, bons momentos, efectivamente à roda de um conjunto de iguarias e claro está, de uma mesa…em Beja, servindo do bom e do melhor que esta terra e Alentejo tem, quer a residentes, quer a visitantes e tantos foram os que na edição anterior participaram no evento.
O “Festival do Petisco” vem aí com o intuito de promover e valorizar tudo quanto está associado ao petisco como sejam o pão ( e tantas são as suas origens, formas, ingredientes) a bebida, seja ela qual for mas de preferência os vinhos da região alentejo, os acompanhamentos e também as sobremesas que também são um “ganda” e saboroso “petisco”. Igualmente o interesse na tradição, usando as velhinhas receitas, temperos, ingredientes e tempos de preparação, mas também em criar novos e bons petiscos, sabendo-se que há muita e boa gente, com mão para a cozinha e para preparar o mais saboroso ou apaladado petisco. O Petisco é o mote para colocar na ordem do dia as amizades, puras, sinceras e duradouras, geradas como se sabe muitas das vezes à roda de uma mesa, com um copo e petsiquinho no centro das atenções bem como a partilha de assuntos do quotidiano e tantos e variados podem ser desde o trabalho, as mulheres, os programas de televisão, o futebol…Sim porque é preciso conversar,debater, discutir de forma aberta, simples e harmoniosa os mais variados temas e manter essa ligação, amizade criada ao longo dos tempos e que este tipo de momentos sempre afirmaram.
Num novo tempo como é o de hoje o convívio, a confraternização entre amigos, familiares, residentes, visitantes, bem como as oportunidades de negócio, que a vida custa a todos… a troca de experiências, de contactos, quem sabe a criação de acordos, parcerias dinamizando a economia local e regional constituem os ingredientes desta magna acção que tem nas tasquinhas, nos expositores, no público, nos petiscos os verdadeiros “protagonistas”.
A segunda edição do “Festival do Petisco” integra um festival gastronómico, feira de sabores com diversos produtos tradicionais desde o mel, pão, azeite, doces, ervas aromáticas, azeite, vinhos, enchidos, queijos, bem como colóquios/debates sobre a gastronomia regional, ainda workshops e Show Cooking de gastronomia tradicional, bolos e chocolates a que se junta uma mostra de livros de produtos alimentares, receituários e alimentação saudável. Ah não esquecer o concurso dos melhores pratos do festival,ou o lançamento e promoção de vinhos assim como provas e concursos enológicos e muita animação com Beja a ser palco desse magno e saboroso “Festival do Petisco”.

“Festival do Petisco”2ª edição
Beja dias 4, 5 e 6 de abril
