Comer é uma festa …É comum ouvir-se dos antigos esta expressão que lá terá o seu fundo de verdade. E se a esta lhe juntarmos o facto de que “Sentir Penafiel” também passa pela mesa, então teremos de aduzir um outro ingrediente não menos importante que é a Lampreia, fresquinha apanhada em Entre-os-Rios que é bem mais que um ponto de confluência de águas, ou não fosse um ponto de encontro de pescadores, assim como uma parte do território deste concelho ribeirinho.
Desta forma qual puzzle em construção, colocamos primeiro os pescadores, adicionamos a Lampreia, mais o arroz que vai dar origem a doses apuradas ou apaladadas na restauração local, misturamos os convivas ou amigos de bem comer em Entre-os-Rios e obtemos um interessante evento – o «Festival da Lampreia» numa organização do município de Penafiel em estreita ligação com um conjunto de restaurantes aderentes a esta VII edição.
E a iniciativa promete tanto mais que atrai bons garfos de toda a área norte, bem como de outras partes do luso território que aqui vêm para saborear o Arroz de Lampreia, a Lampreia à Bordalesa ou outras propostas constantes da ementa.
Fazer do certame um marco não só gastronómico, mas também turístico do concelho de Penafiel, mostrando uma faceta da cozinha regional e das tradições que se vão mantendo a este nível, bem como uma oportunidade para incentivar e dinamizar a economia local, abrindo essa janela natural a todos quantos queiram dela abeirar-se, constituem razões deste Festival, que tem nesta iguaria uma das mais emblemáticos referências gastronómicas e também turísticas, por tudo o que a sua realização representa. O convite está feito para que venha daí “comer bem e sentir Penafiel como ninguém “
VII Festival da Lampreia
Entre-os-Rios , Penafiel dias 13, 14, 15 e 20, 21 e 22 de março (na restauração local)