Coruche, em plena Lezíria tem tanto de belo como de diverso, em termos de actividades e potencialidades. Da pesca à agricultura, passando pela viticultura, sem esquecer as actividades inerentes à tauromaquia de tudo se pode apreciar por estas paragens de múltiplas cores e também sabores.
Dos vinhos, aos cavalos (que aqui não são de madeira), passando pelos touros, que por tradição e aficion congregam as suas gentes, fazendo desta terra um espaço com uma cultura e identidade muito próprias, dir-se-ia até única, no contexto nacional.
Afirmando-se pela diferença que fazem questão de manter ano após ano, entidades e gentes locais levam a efeito um evento gastronómico ímpar, denominado “Sabores do Toiro Bravo”.
Recomendável apenas a gentes “valentes ou destemidas” !!! aqui a pega… faz-se no prato, que vem à mesa, precisamente com a carne do gado bravo, saborosa e bem acompanhada com diversos produtos locais. Ah e quer seja com um prato que aconchega os estômagos, ou os petiscos que os olhos parecem querer comer, indispensável se torna provar dos tintos da Lezíria, qual ajuda para uma refeição ainda mais apetecível, onde nem a doçaria regional poderia faltar. E desde a animação musical até à taurina, como convém aliás, nada foi esquecido ou não fosse Coruche, conhecida e reconhecida, muito para lá dos limites geográficos regionais e nacionais como terra aficionada e de tradições. E você vai perder esta iniciativa e os sabores únicos do gado bravo ?!!
“Sabores do Toiro Bravo” Tasquinhas
Coruche, de 30 de abril a 3 de maio 2015