Se ao “Vale do Paraíso” já lhe associamos tudo quanto é bom, acrescente-se relaxante ora juntando-lhe o “Torricado” tudo fica ainda mais cativante…(e gostoso!, embora esta associação possa parecer algo contraditória.
Vem isto a propósito da verdadeira festa que nesta freguesia do concelho da Azambuja se realiza nesta altura do ano e, não será por acaso, que as ruas da localidade se apresentam engalanadas, servindo de cenário ao «ParaísoSabor».
O evento gastronómico-social e cultural que tem lugar nos dias 4, 5 e 6 de outubro, já na sua 8ª edição constitui um momento de (re)encontro das gentes locais e uma montra daquilo que sabem e fazem, preservando e divulgando, memórias e tradições.
E de entre elas destaque para o “Torricado” iguaria que marca um tempo na história da localidade, da região e até do país, fazendo-nos recuar até anos em que o trabalho no campo era bem mais duro e moroso, feito de sol a sol, recorrendo os agricultores à marmita com o “Torricado” (e por vezes pouco mais) para seu sustento durante o longo dia de labuta. Cc-09/13
Memórias e tradições que agora são o prato forte do “Festival do Torricado” e de muito mais atractivos a “Vale do Paraíso”. Desde logo as “Tasquinhas”, 5 no total em representação de outras tantas associações e colectividades locais, que se esmeram para apresentar uma panóplia de pratos e petiscos que não só nos alimentam o estômago, como a mente ao recordar e reflectir sobre tempos idos e vindos…
É assim que ao “Torricado” se pode juntar o bacalhau assado, a (boa) febra ou (apaladada) entremeada. Mas há também o tradicional “magusto” feitinho segundo receita dos antigos, além da açorda (à boa maneira ribatejana) ou o “arroz de feijoca” que acompanha a patanisca de bacalhau ou peixe frito.
Não é que seja o caso mas, para não ficar embuxado venha de lá essa pinga, de produção local que estará aliás, à prova durante o certame.
“Comes, bebes e convives” são então notas dominantes deste “ParaísoSabor” iniciativa gastronómica da junta de freguesia, em colaboração com as associações locais de Vale do Paraíso. E do exposto, se deduz, haver motivos de sobra para a deslocação de muitos e muitos, até esta freguesia do concelho de Azambuja.
«ParaísoSabor» (Tasquinhas)
“Festival do Torricado”
Vale do Paraíso (Azambuja) dias 4, 5 e 6 de outubro
