Olha… vai haver sarrabulho ! Não acreditas então anda daí ao Cerdal. É por lá que se faz a festa nos dias 12 e 13 de outubro.
Tudo começa com a mostra gastronómica onde não faltam então, o apetitoso “arroz de sarrabulho”, os bem temperados e macios “rojões”, mas também as Pataniscas, Fêveras, Moelas, o belo Chouriço, Presunto fino e salgadinho q.b. além de uma infinidade de cheirosos petiscos. Ah e um “Caldinho” à Lavrador, bem como os vinhos verdes, é claro, que não podiam faltar ou não estivessemos em Valença, coração do Minho.Cc09/13
Comidos e bebidos há que nos manter hirtos e firmes para ver passar o desfile etnográfico a que se seguirá a desfolhada bem à maneira antiga…Numa eira tradicional as cantigas, histórias e lendas enchem a noite não sem antes ouvirmos os tipicos acordes das concertinas, os despiques de cantadores e os bombos, qual disputa para ganhar os céus, espantar os espíritos ou ver quem rouba um beijo a linda donzela, como mandam as tradições.
Tempo de colheitas e de celebrar o que a terra e o esforço humano nos proporcionam. E sempre em tom de festa o domingo chegará ao fim com a certeza de trabalhos e rituais se terem cumprido, com êxito, numa iniciativa da Câmara Municipal de Valença em sintonia com o Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal e a colaboração da Junta de Freguesia de Cerdal.
Mostra Gastronómica do Cerdal
(Desfolhada e cortejo Etnográfico)
Cerdal (freguesia do concelho de Valença) dias 12 e 13 de outubro
