
Vamos celebrar a Páscoa em Marvão, que por lá, a boa mesa “enche-se” de Cabrito e Borrego. Mais que uma data ou um dia, é de uma quinzena de “festa” que passa, muito para lá da mesa, também pelas cerimónias religiosas, próprias da época, como as procissões, a benção do pão, a vigília pascal e os cantares alentejanos.
E celebrar é chegar a um dos muitos restaurantes aderentes, de Marvão e degustar pausada e saborosamente de dois dos mais afamados pratos pascais – o cabrito e o borrego, servidos de várias formas mas sempre à boa maneira alentejana. E desde o “ensopado de borrego”, ao “borrego assado no forno”, às “costeletas de borrego com ervas aromáticas”, passando pelo “cabrito de cachafrito”, à “chanfana de cabrito” ou ainda as tradicionais “sopas de sarapatel” de tudo se leva à mesa nesta “Quinzena Gastronómica do Cabrito e do Borrego” que tem então lugar de 12 a 27 de abril nos 16 restaurantes aderentes.
A iniciativa é do município de Marvão, que deste modo pretende celebrar as receitas tradicionais, bem como preservar as tradições e a gastronomia tipicamente alentejana, com tudo que isso significa relativamente à época e à realidade local.Cc04/14
Ah qual “bónus” no quadro desta acção turístico-gastronómico-religiosa ainda tem lugar nos dias 18 e 19 de abril um Mercado de Produtos locais, oportunidade para os produtores locais escoarem o fruto da sua actividade quotidiana nos campos e dos visitantes adquirirem frescos e saborosos produtos hortícolas, mas também licores, vinhos, azeites, queijos, mel, compotas e até algum artesanato local.

Quinzena do Cabrito e do Borrego
Marvão (restauração local) de 12 a 27 de abril
